“Precisamos adquirir habilidades necessárias para participar da construção do novo ou então nos resignarmos a uma vida de dependência. A verdadeira habilidade competitiva é a habilidade de aprender.”
Seymour Papert
APRESENTAÇÃO
São Pedro da Aldeia é um município do estado do Rio de Janeiro, possui uma área de 358,66 km². Sua população segundo o IBGE em 2009 é de 84.866 habitantes e possui uma rede municipal de educação composta por 39 unidades escolares, atendendo a Creche, Educação Infantil, primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos, totalizando aproximadamente 12.048 alunos.
Com a implantação do NTM, pretende-se através da instalação e reativação de laboratórios de informática em escolas da rede, e da coordenação da atuação dos dinamizadores dos laboratórios, incentivar atividades de pesquisa, discussão e reflexão, com a intenção de aproximar a cultura escolar dos avanços que a sociedade vem desfrutando com a utilização das mídias na construção de conhecimento dos alunos.
Desejando uma experiência condizente com a realidade local e preocupada com a promoção da inclusão digital e social, a Secretaria Municipal de Educação visa efetivar o desenvolvimento da Política de Informática Educativa no município, criando o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), onde professores, alunos e comunidade terão oportunidades de participar dos cursos de formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de interação, colaboração e aprendizagem.
É, principalmente, através da escola que os alunos têm oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se autônomos em relação à Tecnologia da Informação, concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e política.
JUSTIFICATIVA
Uma quantidade incalculável de informações e recursos tecnológicos tem sido oferecidos numa velocidade alucinante, tornando cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos em aulas convencionais. A necessidade de reformular cursos e métodos de ensino existe em função de facilitar a missão de educar além de motivar.
O uso da informática na escola é um desafio para professores e alunos, na medida que o professor ensina e aprende a utilizar o computador como uma ferramenta, um facilitador de aprendizagem. O computador pode ser um poderoso instrumento para potencializar o aprendizado de conteúdos do currículo. A tecnologia além de renovar o processo ensino-aprendizagem, pode propiciar o desenvolvimento, integrá-la ao aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação.
É necessário que a escola se prepare para absorver o impacto da informática criando mecanismos que procurem, por um lado, preservar a qualidade de ensino, sobre a qual o computador pode interferir e, por outro lado, ampliar as bases da construção do conhecimento e formação do professor. O fundamental é que os professores sejam agentes ativos nas diversas fases da sua formação, na concepção, no acompanhamento, na execução e na avaliação. Sendo assim, as TIC podem ser utilizadas pelo professor como ferramenta de reflexão pedagógica, ajudando-o a tomar consciência de sua prática.
METAS
· Criação na sede da Secretaria de Educação do núcleo do NTM;
- Promoção de cursos e oficinas com o foco em Tecnologia Educacional para professores da rede municipal;
· Desenvolvimento, orientação e acompanhamento do trabalho realizado nos laboratórios de informática;
· Socialização e disponibilização de projetos e produções do NTM e das escolas;
· Promoção da inclusão digital através de estratégias de utilização do laboratório de informática para o atendimento a comunidade;
· Divulgação dos kits da TV Escola;
· Apoio de projetos utilizando os programas da TV Escola;
· Suporte técnico aos LIED
METODOLOGIA
A equipe do NTM será composta de no mínimo um coordenador, três multiplicadores, , um técnico e um secretário administrativo.
No NTM serão oferecidos cursos e oficinas para a capacitação de gestores, professores, profissionais administrativos da rede municipal, utilizando as TIC à serviço de projetos educacionais, assim como, o suporte técnico necessário ao funcionamento dos laboratórios de informática. Além de oficinas e cursos oportunos para alunos e comunidade.
A equipe do NTM coordenará os dinamizadores dos laboratórios das escolas através de reuniões periódicas e comunicações via ofícios, e-mail e telefone.
As tecnologias na educação deverão integrar-se ao currículo na forma de ferramentas multidisciplinares, constituindo-se em mais possibilidades que o professor possa contar para a realização do seu trabalho. O desenvolvimento de atividades propiciará aos alunos uma reflexão através da interação entre as diversas disciplinas e os recursos que estas oferecem, possibilitando assim, condições de trabalhar a partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.
Escolas com LIED | Número de educadores | Número de alunos | Número de turnos | Segmentos de ensino |
J. de I. M. Flonete Alexandrino da Silva | 11 | 273 | 2 | Pré-Escolar 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental |
E. M. Pequiá | 15 | 403 | 2 | Educ. Infantil 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental |
E. M. Capitão Costa | 20 | 203 | 2 | 2º Segmento do Ensino Fundamental |
E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho | 27 | 508 | 3 | 1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental e E.J.A |
E. M. Carolina N. T. Pinheiro | 18 | 527 | 2 | Pré-Escolar 1º até 5º ano do Ensino Fundamental |
E. M. Rubem Arruda Câmara | 21 | 404 | 2 | 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental |
E. Mz. Retiro | 14 | 241 | 2 | 1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental |
E. M. Luíza Terra de Andrade | 25 | 403 | 3 | Pré-Escolar 2º Segmento do Ensino Fundamental e E.J.A. |
E. M. Profª Dulcinda J. Mendes | 37 | 661 | 2 | 2º Segmento do Ensino Fundamental |
E.M. Maria Celeste de Campos | 15 | 414 | 2 | Pré-Escolar 1º Segmento do Ensino Fundamental |
E.Mz. Paineira | 35 | 671 | 3 | Pré-Escolar 1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental E.J.A |
Nenhum comentário:
Postar um comentário