quinta-feira, 28 de abril de 2011

Orientações para elaboração do Plano de Ação do LIED

Coordenação do NTM: Ana Maria dos Santos Estevão

Orientações para elaboração do Plano de Ação do LIED
As novas tecnologias vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como recurso pedagógico e sua ação ao meio social vem aumentando de forma rápida entre nós.
            Não se pode negar a importância da integração das novas tecnologias na Educação. Entretanto o que vem sendo questionado é a forma como essa “integração” vem ocorrendo.
            Para que o uso do LIED (Laboratório de Informática Educacional) não seja subestimado é necessário a elaboração de um plano de ação que venha a nortear o trabalho nesse ambiente, tornando-o dinâmico e atraente.
            É importante que esse plano de ação seja elaborado pelo dinamizador (responsável pelo LIED) em consonância com o gestor(a), professores, supervisores pedagógicos, enfim, todos aqueles que estão inseridos nesse processo.
            O plano de Ação do LIED deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.


                        Formatando o Plano de Ação do LIED
O Plano de Ação do LIED deverá ser composto das seguintes etapas: capa, epígrafe (opcional), sumário, apresentação, justificativa, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia (desenvolvimento), ações estratégicas, regras de funcionamento, cronograma, anexos (opcional), considerações finais, referencias bibliográficas.

Capa: Cabeçalho (margem superior, centralizado), título (centralizado), endereço, telefone, e-mail da escola (margem inferior esquerda).

Epígrafe (opcional): Citação entre aspas de algum teórico em Educação relevante ao tema.

Sumário: Listagem das etapas do Plano de Ação

Apresentação: Texto contendo um pequeno histórico e dados sobre a escola, como, nome, endereço, número de alunos, turnos, segmentos atendidos, perfil da escola (comunidade), falar sobre o laboratório de informática (número de computadores, se tem Internet, como foi implantado o LIED, procedência dos computadores, dificuldades realizações, desafios, pontos fortes e fracos).

Justificativa: Pesquisar na Internet sobre Informática Educativa para embasamento teórico da justificativa do Plano de Ação. Escrever um pequeno texto com base nos teóricos estudados (colocar as citações entre aspas, quando incluí-las em suas próprias citações. Não esquecer de anotar as referências bibliográficas ao final do documento)
            É importante que conversem com o gestor, supervisor pedagógico e professores sobre os objetivos, forma de funcionamento (regras, agendamento etc ), cronograma, para que todos estejam envolvidos neste processo.
Objetivo geral e específicos: Aponte de modo claro os objetivos a serem atingidos pela escola com a integração das tecnologias ao currículo (às aulas).

Metodologia: Disserte sobre as etapas de trabalho e sobre os mecanismos que serão trabalhados para que os objetivos descritos no Plano de ação possam ser alcançados.

Ações estratégicas: Citar o local (escola, o LIED da escola) e o público alvo (gestores, supervisores, dinamizadores, professores, alunos), descrevendo os problemas, as ações para solucioná-los, os recursos humanos e materiais necessários para o funcionamento do LIED, como será feita a avaliação do processo.
Regras de funcionamento do LIED: Poderá (deverá) ser elaborada junto a direção, supervisão pedagógica, dinamizadores, professores e alunos, através de reuniões pedagógica ou questionários.

Cronograma de atividades: Elaborar um cronograma de atividades para o ano de 2011 contendo as ações que serão realizadas no decorrer do ano. Exemplo: infraestrutura (verificação do funcionamento das máquinas, solução de algumas pendências, como instalação de ventiladores, ar condicionado, Internet, nomeação de dinamizador); elaboração do Plano de Ação, planejamento de funcionamento do LIED, horários, agendamento; reuniões pedagógicas; cursos e oficinas na escola com multiplicadores do NTM,  oficinas de dinamizador com professores da escola; eventos envolvendo o LIED.

Considerações finais: Pequeno texto sobre as conclusões e anseios em relação à implantação do LIED e a integração das tecnologias ao currículo no âmbito escolar.

Referências bibliográficas: Cite os documentos e referências teóricas (livro, revistas, jornais, sites, artigos) descritos no Plano de Ação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário