Curso: Desenvolvendo o Plano de Ação do LIED
Duração: 20 h (15 h presenciais + 5 h realização de atividades)
Categoria: professor da rede pública
Público alvo: Professor dinamizador da rede pública municipal de São Pedro da Aldeia
EMENTA
Para que o uso do LIED (Laboratório de Informática Educacional) não seja subestimado é necessário a elaboração de um plano de ação que venha a nortear o trabalho nesse ambiente, tornando-o dinâmico e atraente. É importante que esse plano de ação seja elaborado pelo dinamizador (responsável pelo LIED) em consonância com o gestor(a), professores, supervisores pedagógicos, enfim, todos aqueles que estão inseridos nesse processo. O plano de Ação do LIED deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Dinâmica & Avaliação:
A avaliação dos cursistas pode ser feita pela observação das atitudes de cada
um nas atividades propostas, na sua atenção, criatividade e iniciativa.
Pré-requisitos:
Dinamizadores, responsáveis pelos laboratórios de informática das escolas da rede municipal com conhecimentos básicos de Informática Educativa, o uso do editor de texto (write) e o uso do computador e da internet para realização de pesquisas.
Objetivos
Ao final dos encontros pretende-se que os participantes Compreendam a importância da elaboração do Plano de Ação para o bom funcionamento do LIED da escola apropriando-se de sua responsabilidade como dinamizador(a) na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem
Programa:
Conhecendo o Plano de ação do NTM
Elaboração das etapas de um plano de ação
Pesquisando na Internet
Curso: Introdução ao Uso da Internet na Educação
Duração: 20 h (15h presenciais + 5h de realização de atividades)
Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia – RJ
Pré-requisitos: Nenhum
Resumo:
A Internet é uma tecnologia em evolução repleta de recursos interessantes que podemos utilizar para dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Precisamos explorá-la criticamente e descobrir junto com os alunos formas interessantes de usá-la em prol de uma educação de qualidade.
Objetivos:
· Explorar o uso pedagógico de recursos da Internet;
· Elaborar atividades que utilizem recursos da Internet.
· Aplicar no laboratório de informática da escola conhecimentos adquiridos no curso
Dinâmica e Avaliação:
Nas aulas serão explorados vários recursos da Internet e cada cursista irá elaborar pelo menos uma atividade para ser desenvolvida no laboratório de informática da sua escola. Os cursistas serão avaliados pela freqüência (mínimo de 75%) e pela participação e realização nas atividades propostas durante o curso.
Programa:
· Navegação na Internet
· Pesquisa na Internet
· E-mail
· Blog
· Segurança na Internet
· Ferramentas de Interação e Colaboração
Referências:
Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos ...[er al.] – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2008. 268p.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Programa Intel Educar- Fundamentos Básicos. Versão 2.0. Intel Corporation e Institute of Computer Technology
Curso:Trabalhando com Editor de Texto (Writer)
Duração: 20 h (15h presenciais + 5h de realização de atividades)
Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia – RJ
Pré-requisitos: Nenhum
EMENTA
O processador de texto Writer proporciona práticas que privilegiam a autoria, a colaboração e a cooperação, tanto por parte do professor como por parte dos alunos. Com isso, o minicurso visa tornar o cursista apto a empregar o processador de texto Writer como uma ferramenta pedagógica nas atividades de ensino e aprendizagem.
Objetivos:
ü Utilizar o aplicativo OpenOffice Write na elaboração de atividades que contribuam no processo de ensino e aprendizagem, visando a participação ativa e colaborativa dos alunos;
ü Estimular a utilização do Laboratório de Informática de suas escolas, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso envolvendo os alunos e os instigando no processo da construção do conhecimento;
ü Criar atividades desafiadoras e interativas ou propor que os alunos as criem;
ü Desenvolver a criatividade do cursista;
ü Criar novas formas de utilizar o aplicativo, conectando as atividades aos conteúdos trabalhados em aula.
Dinâmica e Avaliação:
No minicurso serão exploradas as ferramentas do processador de texto Writer, o cursista irá elaborar uma atividade para ser desenvolvida no laboratório de informática de sua escola. Serão avaliados pela freqüência (mínimo de 75%) e pela participação e realização nas atividades propostas durante o curso.
Programa
ü Edição de textos;
ü Formatação de textos;
ü Cabeçalho e Rodapé;
ü Tabelas, Figuras, Formas e Gráficos;
ü Hiperlink
Referência Bibliográfica
http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3_3_1.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário