quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ementas dos cursos oferecidos no 1º trimestre de 2011

Curso: Desenvolvendo o Plano de Ação do LIED
Duração: 20 h (15 h presenciais + 5 h realização de atividades)
Categoria: professor da rede pública
Público alvo: Professor dinamizador da rede pública municipal de São Pedro da Aldeia
EMENTA
Para que o uso do LIED (Laboratório de Informática Educacional) não seja subestimado é necessário a elaboração de um plano de ação que venha a nortear o trabalho nesse ambiente, tornando-o dinâmico e atraente. É importante que esse plano de ação seja elaborado pelo dinamizador (responsável pelo LIED) em consonância com o gestor(a), professores, supervisores pedagógicos, enfim, todos aqueles que estão inseridos nesse processo. O plano de Ação do LIED deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.


Dinâmica & Avaliação:
A avaliação dos cursistas pode ser feita pela observação das atitudes de cada
um  nas atividades propostas, na sua atenção, criatividade e iniciativa.

Pré-requisitos:
Dinamizadores, responsáveis pelos laboratórios de informática das escolas da rede municipal com conhecimentos básicos de Informática Educativa, o uso do editor de texto (write) e o uso do computador e da internet para realização de pesquisas.

Objetivos
Ao final dos encontros pretende-se que os participantes Compreendam a importância da elaboração do Plano de Ação para o bom funcionamento do LIED da escola apropriando-se de sua responsabilidade como dinamizador(a) na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem

Programa:
Conhecendo o Plano de ação do NTM
Elaboração das etapas de um plano de ação
Pesquisando na Internet


Curso: Introdução ao Uso da Internet na Educação
Duração: 20 h (15h presenciais + 5h de realização de atividades)
Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia – RJ
Pré-requisitos: Nenhum
Resumo:
A Internet é uma tecnologia em evolução repleta de recursos interessantes que podemos utilizar para dinamizar o processo de ensino aprendizagem. Precisamos explorá-la criticamente e descobrir junto com os alunos formas interessantes de usá-la em prol de uma educação de qualidade.
Objetivos:
·         Explorar o uso pedagógico de recursos da Internet;
·         Elaborar atividades que utilizem recursos da Internet.
·         Aplicar no laboratório de informática da escola conhecimentos adquiridos no curso
Dinâmica e Avaliação:
Nas aulas serão explorados vários recursos da Internet e cada cursista irá elaborar pelo menos uma atividade para ser desenvolvida no laboratório de informática da sua escola. Os cursistas serão avaliados pela freqüência (mínimo de 75%) e pela participação e realização nas atividades propostas durante o curso.
Programa:
·         Navegação na Internet
·         Pesquisa na Internet
·         E-mail
·         Blog
·         Segurança na Internet
·         Ferramentas de Interação e Colaboração
Referências:
Introdução à Educação Digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos ...[er al.] – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2008. 268p.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Programa Intel Educar- Fundamentos Básicos. Versão 2.0. Intel Corporation e Institute of Computer Technology

Curso:Trabalhando com Editor de Texto (Writer)
Duração: 20 h (15h presenciais + 5h de realização de atividades)
Público Alvo: Professores da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia – RJ
Pré-requisitos: Nenhum
EMENTA
O processador de texto Writer proporciona práticas que privilegiam a autoria, a colaboração e a cooperação, tanto por parte do professor como por parte dos alunos. Com isso, o minicurso visa tornar o cursista apto a empregar o processador de texto Writer como uma ferramenta pedagógica nas atividades de ensino e aprendizagem.
Objetivos:
ü  Utilizar o aplicativo OpenOffice Write na elaboração de atividades que contribuam no processo de ensino e aprendizagem, visando a participação ativa e colaborativa dos alunos;
ü  Estimular a utilização do Laboratório de Informática de suas escolas, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso envolvendo os alunos e os instigando no processo da construção do conhecimento;
ü  Criar atividades desafiadoras e interativas ou propor que os alunos as criem;
ü  Desenvolver a criatividade do cursista;
ü  Criar novas formas de utilizar o aplicativo, conectando as atividades aos conteúdos trabalhados em aula.
Dinâmica e Avaliação:
No minicurso serão exploradas as ferramentas do processador de texto  Writer, o cursista irá elaborar uma atividade para ser desenvolvida no laboratório de informática de sua escola. Serão avaliados pela freqüência (mínimo de 75%) e pela participação e realização nas atividades propostas durante o curso.
Programa
ü  Edição de textos;
ü  Formatação de textos;
ü  Cabeçalho e Rodapé;
ü  Tabelas, Figuras, Formas e Gráficos;
ü  Hiperlink
Referência Bibliográfica
http://webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/curso_le/modulo3_3_1.html

1º Reunião de Informática Educativa

  Reunião de Informática Educativa
Coordenadoras: Valéria Viana Azevedo
Ana Maria dos Santos Estevão
Multiplicadoras: Angélica Gago da Costa
Gláucia Cardoso Gago
Público Alvo: Diretores, supervisores pedagógicos, dinamizadores de Informática Educativa
Data: 17 de março de 2011
Horário: 9 horas
Local: Casa do Educador


Pauta

·         Abertura com o subsecretário de Educação Gelson Luiz de Oliveira
·         Apresentação da Equipe do Departamento de Informática Educativa
·         Apresentação do vídeo Geração Y, do Grupo Foco.
·         Apresentação de slides sobre as diretrizes do funcionamento do NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal) e LIEDs (Laboratório de Informática Educativa da escola):
Ø  O que é Informática Educativa?
Ø  Metas do NTM (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de São Pedro da Aldeia)
Ø  O que é o Laboratório de Informática da Escola?
Ø  O perfil do dinamizador do LIED
Ø  O papel do(a):
Coordenador do Proinfo Municipal
Coordenadora e multiplicadoras do NTM
Escola
Dinamizador do LIED
Gestor
Supervisor pedagógico
Professor em relação às Novas Tecnologias
Ø  Local provisório dos cursos
Ø  Cursos iniciais:
      Desenvolvendo o Plano de Ação dos LIEDS - das 9 às 12 h – 5 encontros (20h) –  Dinamizadores

      Introdução ao uso da Internet na Educação - das 13:30 às 16:30 –  5 encontros (20h) – Professores

      Trabalhando com Editor de Texto (Writer) - das 18 às 21 h    5 encontros (20h)– Professores


Fotos tiradas no dia 17 de março de 2011, durante a 1ª reunião pedagógica do NTM, realizada na Casa do Educador.




































Professores aldeenses se preparam para entrar definitivamente no Mundo Tecnológico

Prefeitura de São Pedro da Aldeia
Diretoria de Comunicação
Telefones: (22) 2627-2211 / 9242-2241
R_05_11 – Data:18/03/11   - AL

A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia lança agora o NTM – Núcleo Tecnológico Municipal. O núcleo, que ainda está em fase de implementação, tem como principal objetivo dar suporte técnico-pedagógico aos professores da rede municipal para que eles possam preparar suas aulas utilizando a informática como ferramenta educacional.
            De acordo com a coordenadora pedagógica de informática educativa, Ana Maria Estevão, a iniciativa da Secretaria de Educação vai possibilitar a promoção da inclusão digital de toda a comunidade escolar por meio do uso adequado das novas Tecnologias da Informação e Comunicação no trabalho pedagógico.
 – “Nossa inclusão digital começou desde 1999, quando a Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho recebeu os primeiros cinco computadores do município por meio do Programa Nacional de Informática na Educação – o PROINFO. Entretanto, apesar de ter o Laboratório de Informática, o professor acabava não utilizando esse recurso por falta de conhecimento. Agora, a Secretaria de Educação vai dar todo o amparo necessário para que os professores possam aplicar esses recursos. Será um avanço valioso para a Educação em São Pedro da Aldeia”, explica a coordenadora.
O núcleo funcionará, provisoriamente, no Telecentro localizado na Biblioteca Municipal Prof. Cordelino Teixeira Paulo, todas às segundas-feiras. O local foi escolhido para facilitar o acesso aos professores, uma vez que se localiza no Centro da cidade. Em breve ele terá sede própria.
O NTM já está oferecendo cursos de capacitação aos professores da rede municipal aldeense e as vagas são limitadas. Cada curso tem duração de 20h e já iniciam no dia 28 de março. Quem estiver interessado deve procurar a Casa do Educador, na Avenida São Pedro, s/n°, no Centro de São Pedro da Aldeia ou ligar para o telefone (22) 2620 3081.
Confira os cursos oferecidos:
  • Desenvolvendo o Plano de Ação do LIED – Laboratório de Informática Educativa.
Tutora: Ana Maria Estevão
Público alvo: Dinamizadores dos Laboratórios de Informática Educativa da rede pública municipal.
Horário: de 9 h às 12 h

  • Introdução ao uso da Internet na Educação
Tutora: Angélica Gago
Público alvo: dinamizadores e professores de Educação Infantil ao Ensino Fundamental da rede pública municipal.
Horário: 13h30min às 16h30min

  • Trabalhando com o Editor de Texto (writer) na Educação
Tutora: Gláucia Cardoso Gago
Público alvo: dinamizadores e professores de Educação. Infantil ao Ensino Fundamental da rede pública municipal da rede pública municipal.
Horário: 18h às 21h

Projeto para implementação de NTM - Núcleo Tecnológico Municipal - na Rede Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia

“Precisamos adquirir habilidades necessárias para participar da construção do novo ou então nos resignarmos a uma vida de dependência. A verdadeira habilidade competitiva é a habilidade de aprender.”

Seymour Papert


APRESENTAÇÃO

            São Pedro da Aldeia é um município do estado do Rio de Janeiro, possui uma área de 358,66 km². Sua população segundo o IBGE em 2009 é de 84.866 habitantes e possui uma rede municipal de educação composta por 39 unidades escolares, atendendo a Creche, Educação Infantil, primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, e Educação de Jovens e Adultos, totalizando aproximadamente 12.048 alunos.
Com a implantação do NTM, pretende-se através da instalação e reativação de laboratórios de informática em escolas da rede, e da coordenação da atuação dos dinamizadores dos laboratórios, incentivar atividades de pesquisa, discussão e reflexão, com a intenção de aproximar a cultura escolar dos avanços que a sociedade vem desfrutando com a utilização das mídias na construção de conhecimento dos alunos.
Desejando uma experiência condizente com a realidade local e preocupada com a promoção da inclusão digital e social, a Secretaria Municipal de Educação visa efetivar o desenvolvimento da Política de Informática Educativa no município, criando o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), onde professores, alunos e comunidade terão oportunidades de participar dos cursos de formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de interação, colaboração e aprendizagem. 


É, principalmente, através da escola que os alunos têm oportunidade de participar, compreender, decidir e de sentirem-se autônomos em relação à Tecnologia da Informação, concretizando projetos antes apenas imaginados, estabelecendo novas relações com o mundo, ampliando a sua participação e interação cultural, intelectual, social, profissional e política.

JUSTIFICATIVA 

Uma quantidade incalculável de informações e recursos tecnológicos tem sido oferecidos numa velocidade alucinante, tornando cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos em aulas convencionais. A necessidade de reformular cursos e métodos de ensino existe em função de facilitar a missão de educar além de motivar.
O uso da informática na escola é um desafio para professores e alunos, na medida que o professor ensina e aprende a utilizar o computador como uma ferramenta, um facilitador de aprendizagem. O computador pode ser um poderoso instrumento para potencializar o aprendizado de conteúdos do currículo. A tecnologia além de renovar o processo ensino-aprendizagem, pode propiciar o desenvolvimento, integrá-la ao aluno, valorizando o seu lado social, emocional, crítico, imaginário, deixando margens para exploração de novas possibilidades de criação.
É necessário que a escola se prepare para absorver o impacto da informática criando mecanismos que procurem, por um lado, preservar a qualidade de ensino, sobre a qual o computador pode interferir e, por outro lado, ampliar as bases da construção do conhecimento e formação do professor. O fundamental é que os professores sejam agentes ativos nas diversas fases da sua formação, na concepção, no acompanhamento, na execução e na avaliação.  Sendo assim, as TIC podem ser utilizadas pelo professor como ferramenta de reflexão pedagógica, ajudando-o a tomar consciência de sua prática.


METAS

·    Criação na sede da Secretaria de Educação do núcleo do NTM;
  • Promoção de cursos e oficinas com o foco em Tecnologia Educacional para professores da rede municipal;
·        Desenvolvimento, orientação e acompanhamento do trabalho realizado nos laboratórios de informática;
·         Socialização e disponibilização de projetos e produções do NTM e das escolas;
·         Promoção da inclusão digital através de estratégias de utilização do laboratório de informática para o atendimento a comunidade;
·         Divulgação dos kits da TV Escola;
·         Apoio de projetos utilizando os programas da TV Escola;
·         Suporte técnico aos LIED 
METODOLOGIA
A equipe do NTM será composta de no mínimo um coordenador, três multiplicadores, , um técnico e um secretário administrativo.
No NTM serão oferecidos cursos e oficinas para a capacitação de gestores, professores, profissionais administrativos da rede municipal, utilizando as TIC à serviço de projetos educacionais, assim como, o suporte técnico necessário ao funcionamento dos laboratórios de informática. Além de oficinas e cursos oportunos para alunos e comunidade.
A equipe do NTM coordenará os dinamizadores dos laboratórios das escolas através de reuniões periódicas e comunicações via ofícios, e-mail e telefone.
As tecnologias na educação deverão integrar-se ao currículo na forma de ferramentas multidisciplinares, constituindo-se em mais possibilidades que o professor possa contar para a realização do seu trabalho. O desenvolvimento de atividades propiciará aos alunos uma reflexão através da interação entre as diversas disciplinas e os recursos que estas oferecem, possibilitando assim, condições de trabalhar a partir de temas ou atividades sugeridos em sala de aula, onde com os recursos tecnológicos poderão ampliar seu conhecimento e melhorar o aprendizado.


Escolas com LIED

Número de educadores

Número de alunos

Número de turnos

Segmentos de ensino
J. de I. M. Flonete Alexandrino da Silva

11

273

2
Pré-Escolar
1º ao 4º ano do Ensino Fundamental
E. M. Pequiá


15

403

2
Educ. Infantil
1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

E. M. Capitão Costa


20

203

2
2º Segmento do Ensino Fundamental
E. M. Francisco Paes de Carvalho Filho


27

508

3
1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental e
E.J.A
E. M. Carolina N. T. Pinheiro

18
527
2
Pré-Escolar
1º até 5º ano do Ensino Fundamental
E. M. Rubem Arruda Câmara

21
404
2
1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
E. Mz. Retiro

14
241
2
1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental
E. M. Luíza Terra de Andrade

25
403
3
Pré-Escolar
2º Segmento do Ensino Fundamental e E.J.A.
E. M. Profª Dulcinda J. Mendes

37
661
2
2º Segmento do Ensino Fundamental
E.M. Maria Celeste de Campos

15
414
2
Pré-Escolar
1º Segmento do Ensino Fundamental
E.Mz. Paineira

35
671
3
Pré-Escolar
1º e 2º Segmento do Ensino Fundamental E.J.A