quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Ementas dos cursos oferecidos no 2º trimestre de 2011

Curso: Solucionando problemas técnicos no LIED
Tutor: Dayvid Douglas Souza Gonçalves
Duração: 18 h
Público Alvo:  Dinamizador(a) de Laboratório de Informática da Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia – RJ
Pré-requisitos: Nenhum
EMENTA
Não há dúvidas acerca da importância do ensino de informática nas escolas visando os alunos, para satisfazer as necessidades do mundo contemporâneo, mas, para que este ensino seja de total qualidade, é necessário, unir o conhecimento técnico dos dinamizadores ao conhecimento pedagógico dos professores alcançando assim a excelência necessária.
Objetivos:
Estar apto a resolver pequenos problemas técnicos no laboratório de informática sem que seja necessário o agendamento do técnico.
Dinâmica e Avaliação:
O curso “Laboratório de Informática – solucionando problemas técnicos” visa capacitar os dinamizadores para resolver pequenos problemas técnicos, aliviando a equipe técnica do NTM, e para auxiliar aos professores no desempenho de tarefas utilizando o sistema operacional Linux Educacional 3.0. Serão avaliados pela freqüência (mínimo de 75%) e pela participação e realização nas atividades propostas durante o curso.
Programa:
·         Elaboração de check list identificando sintomas e problemas  compatibilidade de softwares
·         Utilização de mídias
·         Rodando programas para sistema Windows em um sistema Linux
·         Criação e controle de usuários
·         Compartilhamento de arquivos
·         Executando downloads
Curso: Mídias Digitais – Do Roteiro ao Vídeo
Tutor: Mário Márcio dos Santos e Gilberto da Costa Junior
Carga horária: 25 horas (5 encontros presenciais de 3 h cada + 10 horas de atividades não presenciais)
Público alvo: Professor regente, dinamizador tecnológico da rede pública municipal de São Pedro da Aldeia.
Ementa
O aprendizado para ser plenamente alcançado necessita, muitas vezes, sair da rotina do dia-a-dia escolar. O trabalho com a produção de vídeo pelos alunos serve como um instrumento de debate e reflexão, tão importantes na formação de nossas crianças e adolescente. Norteado por um projeto pedagógico, esse trabalho mostra uma relevância extraordinária ao agregar valores, vivências e reflexões comuns a diversas disciplinas do currículo, possibilitando um espaço de discussão permanente dentro da Escola

Dinâmica e Avaliação
O módulo I aborda assuntos sobre cultura, sensibilização, produção, organização e estrutura, sendo que todos trabalhos dos três  módulos  serão filmados pelos próprios alunos-professores. O módulo II trabalharemos com sensibilização, Identidade cultural, globalização, cultura de massa, novas mídias, cultura livre, inclusão digital e direitos autorais. O III módulo entraremos na questão de Edição e programas livres  para uso do educador para realizar e editar seus filmes.  O curso tem duração de três meses. As temáticas foram destinadas ao aprimoramento das ferramentas que temos em mãos como máquina fotográfica, celulares, filmadoras e etc.. Como metodologia, utilizamos palestras interativas, trabalhos em campo, dinâmicas e jogos, trabalhos em grupo como estudos dirigidos e estudos de caso, além de materiais de apoio como apostilas, vídeos e outros materiais. Os cursistas serão avaliados através da participação nas aulas e produção de vídeo.

Pré-requisitos 
  • Ser dinamizador de LIED ou professor regente da Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental.
  • Estar receptivo a trabalhar com seus alunos o projeto da SEMED “Baú de muitas idéias e muitos olhares” na produção de vídeos.

Objetivos
Promover a sensibilização entre os professores visando a inclusão social fazendo uso das mídias como mecanismo de integração da escola com a comunidade, colocando a tecnologia a serviço da Educação, estimulando novas atitudes, como adoção de metodologias que permitam a participação ativa do aluno no processo educativo.

Programa
Módulo I: cultura, sensibilização, produção, organização e estrutura,
Módulo II: sensibilização, Identidade cultural, globalização, cultura de massa, novas mídias, cultura livre, inclusão digital e direitos autorais.
Módulo III: Edição e programas livres  para uso do educador para realizar e editar seus filmes.

Curso: Aula Animada

Tutora: Valéria Viana Azevedo e Angélica Gago da Costa
Duração: 25 horas (7 encontros presenciais de 3 horas cada+ 4 horas de atividades não presenciais)
Categoria: professor da rede municipal de São Pedro da Aldeia
Público alvo: professor regente / dinamizador tecnológico da rede pública municipal de São Pedro da Aldeia

Ementa
O conhecimento deve ser gerado sobre a base do aprender a pensar, do aprender a aprender e do aprender a fazer. É necessário que exista uma ressignificação dos espaços de aprendizagem, de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes. Pretende-se neste curso reforçar o quanto a integração das novas tecnologias à sala de aula estimula o desenvolvimento de habilidades pessoais e do potencial, reforçando a auto-estima e a valorização da expressão individual, a força do trabalho em grupo, e da socialização, visando à formação do cidadão através da arte de animação com massinha aos temas trabalhados na escola.


Dinâmica e Avaliação
A avaliação dos cursistas será feita pela observação das atitudes de cada um nas atividades propostas, na sua integração com o trabalho pedagógico com seus alunos.

Pré-requisitos
  • Ser dinamizador de LIED ou professor regente da Educação Infantil e 1º segmento do Ensino Fundamental.
  • Estar receptivo a  trabalhar com seus alunos para o projeto da SEMED “Baú de muitas idéias e muitos olhares” na produção de áudio livro.

Objetivos
No decorrer do curso pretende-se que os participantes produzam uma animação com massinha com seus alunos, compreendendo a força desta arte como meio didático e suas conseqüências positivas na formação de seus  alunos;

Programa
  • Criação de roteiro
  • Separar em blocos cada passo da história
  • Criar gif animada com o nome da história
  • Confecção das personagens em massinha
  • Confecção dos cenários em massinha
  • Fotografar as imagens com os cenários
  • Separar as imagens em pastas
  • Correções ou efeitos especiais utilizando o Gimp
  • Narração da história
  • Sonoplastia (pesquisar na Internet e utilizar o Audacity)
  • Edição da história
  • Revisão da história montada e correção dos possíveis erros.
  • Socialização das produções entre os participantes do curso.

Um comentário:

  1. Olá sou do NTE Belém-PA e gostaria de saber se há possibilidades de vocês compartilharem este checklist de avaliação de sistema que vocês usam no Curso: Solucionando problemas técnicos no LIED

    ResponderExcluir